O fotógrafo da agência internacional de notícias Rossiya Segodnya Andrei Stenin, que morreu no leste da Ucrânia, foi condecorado a título póstumo com a Ordem da Coragem pela valentia e heroísmo na execução do seu dever profissional.
Stenin foi dar cobertura do conflito ucraniano em maio. Ele fotografava as conseqüências dos ataques da artilharia ucraniana contra as cidades e foi um dos primeiros a chegar ao local do desastre do Boeing malaio. Ele deixou de entrar em contato em 5 de agosto. Nas últimas semanas de agosto, entre os automóveis bombardeados e queimados na estrada entre Snezhnoe e Dmitrovka, na região de Donetsk, foi descoberto um Renault Logan com os corpos de três pessoas. A peritagem forense determinou que um deles pertencia a Stenin.
Andrei Stenin foi fotojornalista militar experiente, ele trabalhou na RIA Novosti, reformada posteriormente em agência internacional de notícias Rossiya Segodnya, desde 2009. Durante esse tempo, Stenin deu cobertura fotojornalística aos eventos no Egito, Síria e outros pontos quentes.
Em memória do nosso colega, foi instituído o Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin. A receção dos trabalhos está decorrendo. O concurso visa descobrir novos nomes no fotojornalismo a nível mundial, apoiar e desenvolver esta atividade. Para participar do concurso basta fazer o registro no site stenincontest.com e enviar seus trabalhos até 15 de abril.