Um homem-bomba detonou um explosivo perto da embaixada do Irã em Cabul.
Segundo a Reuters, a onda de choque provocada pela explosão foi sentida em todo bairro diplomático da capital. Os vidros tremeram em diversos prédios. A embaixada da Grã-Bretanha emitiu um alerta de segurança para todo o seu corpo diplomático na cidade.
O alvo do terrorista que se explodiu no bairro diplomático no centro de Cabul foi um carro da diplomacia turca.
Duas pessoas foram mortas, mas a nacionalidade das vítimas não foi divulgada.
“Durante o ataque do homem-bomba ao carro diplomático turco duas pessoas foram mortas”, relata a Associated Press citando fontes na polícia.
O grupo terrorista Taliban assumiu a responsabilidade pela explosão na embaixada iraniana em Cabul, segundo noticia a sua página no microblog Twitter. Segundo a mensagem do grupo, o objetivo do ataque era uma coluna de tropas dos EUA e não a embaixada ou cidadãos de qualquer país.
Details: The purpose of today's attack in Kabul was a convoy of US troops, the embassy or any other country nationals were not objective.
— zabihullahmujahid (@zabihmujahid) 26 февраля 2015
A embaixada da Turquia está localizada no bairro diplomático no centro de Cabul, perto da embaixada iraniana, lembra a agência.
No final do ano passado, as forças da OTAN e dos EUA concluíram oficialmente a missão de manutenção de paz no Afeganistão. Segundo oficiais da OTAN, somente 12 mil soldados do ISAF (Força Internacional de Assistência para a Segurança) permanecerão no país em 2015, contra os 139 mil do que aí se encontravam ano passado. O ano de 2014 registrou um recorde de vítimas mortais em atos terroristas no país.