A gigante norte-americana General Motors (GM) fechará até o fim de junho a sua fábrica na cidade de Bekasi, nos arredores da capital da Indonésia. A fábrica produzia o modelo Chevrolet Spin e funcionou por menos de 2 anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do braço internacional da GM, Stefan Jacoby, nesta sexta-feira.
Dessa forma, a empresa norte-americana reconheceu que não foi bem-sucedida em se firmar no mercado automobilístico em pleno crescimento do quarto país mais populoso no mundo, quase de modo integral controlado pelas companhias japonesas, escreveu o jornal Jakarta Globe.
“GM tomou esta decisão levando em conta alguns fatores, inclusive o alto custo das peças”, informa o comunicado oficial da empresa americana.
A montadora em Bekasi, cuja construção absorveu cerca de 150 milhões de dólares, foi planejada para produção anual de 40 mil automóveis do modelo Chevrolet Spin, vendidos com sucesso no Brasil. A produção iria para o mercado interno e também seria exportada para Tailândia, segundo maior mercado da região, e para as Filipinas. No entanto, somente 8,5 unidades do modelo foram vendidos na Indonésia em 2014.
Segundo Jakarta Globe, o principal motivo das vendas fracas da GM foi o preço relativamente alto do Chevrolet Spin, pois a maior parte das peças era importada.
A GM informou, entretanto, pretender continuar no mercado através da sua rede de revendedores no país.