Os fornecimentos de gás à região de Donbass devem ser realizados de acordo com a empresa de energia ucraniana Naftogaz, declarou Demchishin aos jornalistas após a reunião trilateral em Bruxelas (Rússia-Ucrânia-União Europeia).
“Não podemos confirmar se a Gazprom fornece ou declara que fornece o seu gás ao território de Donbass, e não sabemos que volume é fornecido porque o fornecimento é efetuado atravéz de gasodutos aos quais o lado ucraniano não tem acesso. Nós não podemos confirmar o volume de gás, mas os russos afirmam que fornecem para esta área através de um procedimento específico. Eles declaram que a Donbasstransgaz confirma este fato”, declarou Demchishin.
O ministro também declarou que Naftogaz tenta fornecer gás para os territórios das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (Donbass).
“Ucrânia fornece gás para os territórios de regiões de Donetsk e Lugansk. Existem /nesta zona/ territórios para os quais a Ucrânia forneceu… No momento a Naftogaz na realidade tenta fornecer gás para este território”, declarou o ministro da Energia ucraniano.