“O progresso dos maiores países em desenvolvimento no mundo no quesito NRI não foi dos melhores. Rússia, de todos os BRICS, ocupa o lugar mais alto. O país subiu nove posições e é o número 41 da lista. China permaneceu na 62a posição. O ranking dos outros países diminuiu. África do Sul perdeu seis posições e ficou em 75o, o Brasil perdeu 15 posições e passou a ocupar 84o lugar, enquanto a Índia perdeu 6 posições e está em 89o”, informa o estudo.
Segundo o relatório, em 2014, o top-10 dos países com NRI mais desenvolvido ficou o seguinte: Singapura, seguida por Finlândia, Suécia, Holanda, Noruega, Suíça, EUA, Grã-Bretanha, Luxemburgo e Japão;
O índice é calculado desde 2001 com base em dados estatísticos disponíveis e em pesquisas com diretores de empresas do mundo todo. Segundo o Fórum Econômico Mundial, mais de 13 mil diretores de empresas foram entrevistados. O cálculo é realizado através da avaliação da capacidade da economia de um ou outro país de utilizar com eficiência máxima as TCI.