Mais de a metade dos incêndios floresais (63 mil e 600 hectares) acontece no território da República da Buriátia. O fogo também atinge florestas na República de Tuva. A área total de incêndios registrados em reservas naturais das regiões de Irkutsk e Zabaykalsky é de aproximadamente 10 mil e 700 hectares.
Os trabalhos de combate ao fogo conseguiram extinguir no decorrer da última semana um total de 50 incêndios. De acordo com a NASA, participaram dessas operações cerca de 3500 pessoas, 500 unidades de veículos e equipamentos técnicos e 11 helicópteros especializados. Além de bombeiros, os trabalhos contam o apoio de destacamentos da polícia, guardas florestais e orgãos de poder locais.
Os incêndios nas florestas da Sibéria são bastante comuns nessa época do ano. Sua origem vem geralmente de fatores como tempo quente e seco, atitividade das populações locais e queimadas agrícolas.
"Neste caso, os focos de incêndios podem ser detectados por satélites de monitoramento que transmitem respectivas informações para o Ministério para Situações de Emergência da Rússia" – explicam.