O sistema bancário islâmico é um tipo de atividade bancária em conformidade com os princípios e com as regras do Islã. Por exemplo, o sistema financeiro islâmico proíbe a cobrança de juros sobre os empréstimos ou investir em vendas de álcool e indústria de "sentimentos baixos" (em particular, jogos de azar). O tema da introdução do sistema bancário islâmico na Rússia tornou-se especialmente ativo nas discussões na mídia e no âmbito de especialistas após a introdução das sanções contra a Rússia no ano passado por uma série de países ocidentais.
"A Rússia é um dos países onde, além de outras religiões e crenças, o Islã é bem representado. É provável que, ao longo prazo, seja considerada a possibilidade de aplicação do sistema bancário islâmico", disse Slizkov à RIA Novosti.
"A Malásia está se posicionando como um dos centros mundiais do sistema bancário islâmico, que atribui grande importância, e este setor está crescendo várias vezes mais rápido do que o resto do setor financeiro da Malásia", disse o representante comercial.
Na Rússia, o Asia Bank começou trabalhando no lançamento do sistema bancário islâmico logo depois das sanções foram introduzidas pelos EUA contra este instituição de crédito sob a acusação de violar as sanções internacionais contra o Irã. No final de março de 2015 o Banco lançou uma gama de produtos bancários islâmicos.