A representante do Pentágono Michelle Baldanza disse que de cerca de 300 militares norte-americanos irão em breve treinar até cinco batalhões do Ministério da Defesa ucraniano e um batalhão de forças especiais.
“O início de treinamento está marcado para 23 de novembro de 2015. Aproximadamente 300 militares norte-americanos participarão da instrução do pessoal ucraniano no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia”, afirmou Baldanza.
O programa incluirá táticas de combate contra drones.
“As forças do Ministério da Defesa ucraniano serão alvo de treinamento de infantaria, focada na defesa de nível pessoal e coletivo. Partes específicas da instrução incluirão…táticas de enfrentar veículos aéreos não tripulados”, disse Baldanza.
Também, segundo o Departamento da Defesa, as forças ucranianas serão treinadas na prestação de primeiros socorros e desativação de aparelhos explosivos improvisados, bem como receberão instruções sobre sobrevivência e manutenção de equipamento.
Alguns membros da OTAN inclusive o Canadá, Lituânia, Estônia e Reino Unido se juntaram aos EUA nos seus esforços para treinar os ucranianos, segundo o Pentágono.
Desde o início do conflito no leste da Ucrânia em 2014, os EUA tem prestado apoio não letal à Ucrânia. Em Abril, Washington enviou 300 militares para treinar a Guarda Nacional do país.
Os Estados Unidos já canalizaram para a Ucrânia mais de 266 milhões de dólares em forma de equipamento e treinamentos desde 2014, de acordo com o Departamento da Defesa norte-americano.