A Bulgária também não concorda com os planos da OTAN – quase um terço da população do país (32%) opina que o aparecimento de novos postos de comando da OTAN na Europa de Leste irá diminuir consideravelmente a segurança do seu país. A maior porcentagem de europeus que são a favor da presença da OTAN na Europa e que acham que isso aumenta a segurança foi registrada na Polônia – quase metade da população daquele país (49%) saúda a instalação de postos de comando da OTAN no território europeu. Na Hungria esta porcentagem também é alta – 38%. Entre os que apoiam a presença de bases da Aliança Atlântica na Europa estão também os americanos – a porcentagem de estadunidenses que opinam que os postos da OTAN irão contribuir para o aumento de segurança da Europa é de 42 por cento.
A pesquisa foi realizada pela agência Populus entre 25 de setembro e 15 de outubro de 2015. Da sondagem participaram 8 mil respondentes, 1 mil em cada país — Reino Unido, EUA, Alemanha, França, Bulgária, Hungria, República Tcheca e Polônia. A amostra é representativa da população por sexo, idade e local de residência. O intervalo de confiança para os dados em geral por cada país é +/- 3,1% com o grau de confiança de 95%.
O que é o Sputnik-Opinião?
A Sputnik (sputniknews.com) é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.