A Comissão Europeia tinha recomendado nesta quarta-feira (3) o estabelecimento do regime de isenção de vistos com a Turquia como parte do acordo bilateral de migração.
Enquanto 33% dos alemães votaram a favor da medida, 62% se opõem à possibilidade do acesso livre dos turcos ao território de União Europeia. Entrevistados também votaram contra o acordo de migração com a Turquia. Só 39% dos respondentes se manifestaram a favor do acordo, comunica a emissora alemã ARD.
Em 18 de março, a UE acordou com a Turquia um plano de combater a migração ilegal, de acordo com o qual as pessoas que chegam ilegalmente à Grécia desde 20 de março, vão ser expulsos à Turquia. Restituindo à Turquia um migrante, a UE vai acolher um refugiado sírio.
Para convencer Ancara a aceitar o acordo, Bruxelas prometeu acelerar as negociações de entrada da Turquia na União Europeia, bem como oferecer um pacote de ajuda inicial no valor de 3 bilhões de euros, a serem investidos na construção de novas instalações para os refugiados em território turco e também introduzir o regime de isenção de vistos entre os países do bloco e a Turquia.
Turquia tem que cumprir os requisitos da EU relativos aos direitos humanos, ao liberdade de imprensa e ao tratamento justo de todos os grupos minoritários antes de se qualificar para o acordo de isenção de vistos com a União Europeia.