Dívida a empresa russa deixa Kiev sem metrô

© AFP 2023 / SERGEI SUPINSKYFoto tirada em 13 de novembro de 2012 em Kiev na estação de metrô "Porta do ouro".
Foto tirada em 13 de novembro de 2012 em Kiev na estação de metrô Porta do ouro. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O metrô de Kiev pode ficar paralisado por não ter pago a dívida a uma empresa russa, escreveu o vice-prefeito de Kiev, Ilya Sagaidak, no Facebook.

"[A empresa] Ukrroslizing que pertence às entidades controladas pelo [banco] Vnesheconombank russo recorreu para o Tribunal Econômico de Kiev exigindo cobrar a dívida do metrô de Kiev no âmbito do contrato de arrendamento mercantil [por comprar os vagões de metrô], rescindir o contrato e devolver os veículos alugados", escreveu Sagaidak.

"Isso pode efetivamente parar a operação do metrô de Kiev", acrescentou.

Dmitry Medvedev em 11 de fevereiro, durante a reunião de trabalho do Gabinete de ministros - Sputnik Brasil
Dmitry Medvedev à Sputnik: 'Não adianta discutir, dívida ucraniana tem que ser paga'
O Tribunal Econômico examinou a queixa da empresa russa e proibiu ao metrô de Kiev de usar os vagões alugados o que pode provocar um colapso de transporte na cidade.

O metrô de Kiev recebeu 100 vagões sob um acordo de 2009 com a Ukrroslizing, mas não foi capaz de pagar na íntegra e ainda deve pagar mais de 18 milhões de dólares. A gestão anterior do metrô, em seguida, assinou um acordo adicional com a Ukrroslizing. Como resultado, a dívida desde então tem crescido quase três vezes.

O metro Kiev apelou a decisão do tribunal. "Todos os vagões estão circulando no regime regular", disse a porta-voz do metrô, Natalya Makogon, à RIA Novosti.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала