O diretor de Pesquisa Estratégica e de Comunicações da Rostec, Vasily Brovko, disse ao jornal que a corporação desenvolve uma série de peças inteligentes para o exército e forças especiais que podem ser usadas pelos objetivos civis. A corporação visa aumentar a produção de peças inteligentes de uso civil em 50%.
O equipamento militar inclui Opeka-3, que é uma combinação de pulseira médica e aparelho de telecomunicação. O dispositivo pode determinar o ritmo cardíaco e outras caraterísticas físicas, enviando os resultados ao médico. Além disso, há o binóculo de grande alcance B-SH 2 e o sistema de comunicações especiais GSSH-29 que permite ao usuário receber mensagens de rádio e telefone abafando ruídos de fundo até 155 decibéis.
“Temos produtos de alta tecnologia mas o seu design deixa algo a desejar”, disse Brovko.
“A empresa tem lucros de cerca de 30 bilhões por ano, mas <…> não tem centro que trata de design”, explicou.
Em resultado, os próprios engenheiros devem elaborar o design de equipamento enquanto muitos designers talentosos que gostam conceitos de design futurísticos não são envolvidos na produção.
Mais cedo, a Rostec e Instituto de Pesquisa Científica russa de Estética Técnica anunciaram um concurso de design industrial com o prêmio de 6,8 mil dólares.
O concurso será terminado em 27 de junho de 2015 e os melhores trabalhos serão apresentados na Feira de Comércio Industrial marcada para julho em Ekaterinburgo (nos Urais). Os participantes do evento votarão para eleger vencedores que terão a chance de assinar o contrato com a Rostec.