O Mi-35 foi desenvolvido tomando como modelo o helicóptero soviético Mi-24, que, desde 1969, ano do seu primeiro voo, foi operado por militares das forças aéreas de mais de uma centena de países ao redor do mundo. O Mi-35 herdou as melhores características do Mi-24 quanto à velocidade, armamento e confiabilidade, a que se juntam modernos sistemas eletrônicos de controle e uma maior capacidade de ataque. Isso significa que os potenciais compradores encontram no Mi-35 um "velho conhecido", que lhes oferece o melhor do Mi-24, mas com tecnologia de vanguarda.
Por outro lado, o Mi-35 já foi testado no Afeganistão e modernizado através da experiência em situações reais de combate, uma vantagem perante outros aparelhos.
"Como helicóptero de ataque, o Mi-35 tem uma estrutura mais larga que o seu concorrente, o Apache, explica o piloto militar Dmitry Drozdenko, mas por outro lado, a experiência do Afeganistão demonstrou que o Mi-35 pode não só atacar, mas também realizar evacuações".
"O Mi-35M foi desenvolvido utilizando as últimas tecnologias na área de helicópteros militares. As suas funções são destruir o equipamento inimigo, prestar apoio de fogo às unidades terrestres, implantar tropas, evacuar feridos e transportar cargas pesadas", detalhou a empresa Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia) à emissora Zvezda.
Além disso, esta classe de helicópteros é de grande utilidade na realização de operações especiais, em combates contra organizações armadas ilegais, na luta contra o terrorismo, tráfico de drogas e na defesa de fronteiras.