Os arqueólogos do Instituto de História da Cultura Material reiniciaram as escavações no ponto mais meridional do estreito de Kerch, na Crimeia, onde no século IV a.C. se situava a cidade portuária de Acra. Assista ao vídeo onde os mergulhadores estão inspecionando o fundo do estreito com equipamento avançado.
Os cientistas consideram que as construções submergidas eram bairros residenciais da cidade antiga de Acra, que foram tomados pelo mar depois da submersão da costa. Os arqueólogos esperam que a expedição ajude a recolher mais dados sobre este monumento histórico, que é muitas vezes chamado de "Atlântida da Crimeia".
A pequena cidade de Acra foi construída no sopé do cabo Takil mais de 2.500 anos atrás, mas foi estudada apenas 5%. Os cientistas conseguiram encontrar um poço, restos de muralhas defensivas e algumas casas.
A primeira pesquisa arqueológica do cabo foi realizada em 1929, a segunda — em 1976. O interesse pelo ponto mais meridional do estreito de Kerch cresceu no início dos anos 80 do século passado, quando ali foram encontradas 150 moedas antigas. Na década de 1990, as pesquisas foram interrompidas. Os arqueólogos reiniciaram suas expedições, não apenas no mar, mas também em terra, seis anos atrás.