Como novos! Finlândia compra obuses em segunda mão à Coreia do Sul

© AFP 2023 / DONG-A ILBOK9 Thunder é um obus de 155 mm
K9 Thunder é um obus de 155 mm - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Finlândia, que sofreu cortes orçamentais, discute a possibilidade de compra de equipamento militar em segunda mão à Coreia do Sul para modernizar suas forças da forma mais rentável.

In this file photo dated Aug. 29, 2014, NATO naval mine countermeasure vessels berth in Turku, Finland, during the international Northern Coasts 2014 (NOCO14) military exercise - Sputnik Brasil
Finlândia: referendo sobre ingresso na OTAN é possível
A ambição da Finlândia consiste em modernizar suas forças de resposta rápida, que podem ser rapidamente posicionadas. O objetivo do futuro contrato é fornecer suporte de fogo às tropas operacionais com equipamentos de artilharia que se caracterizem por longo alcance e uma boa mobilidade em terreno acidentado e por estrada. O equipamento militar da Coreia do Sul se destina a substituir parcialmente a artilharia obsoleta durante o período de 2020 a 2030, comunica o Ministério da Defesa da Finlândia.

Como o próprio admite, o exército da Finlândia tinha estudado a oferta e os preços no mercado internacional para sistemas de artilharia novos e usados e atualmente estuda a possibilidade de aquisição de peças de artilharia K9 Thunder da Coreia do Sul.

Bandeira da UE e Finlândia - Sputnik Brasil
Governo atual da Finlândia não vai realizar referendo sobre saída da UE
De acordo com o Ministério da Defesa, este tipo de artilharia é adequado para a realização de treinamentos militares e têm um custo apropriado para a Finlândia.

O K9 Thunder é um obus de 155 mm autopropulsado produzido para as forças armadas da República da Coreia. O programa de desenvolvimento deste obus está em curso desde o ano de 1989. O exército da Coreia do Sul recebeu seu primeiro lote dessas peças em 1999.

No ano passado, o Ministério da Defesa da Finlândia foi encarregado de desenvolver um plano para economizar os fundos afetados. Está prevista uma economia de 60 milhões de euros para o período de 2016 a 2020. A economia será atingida através da redução de pessoal e de horas do trabalho para o pessoal envolvido em logística e administração.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала