“O departamento da polícia foi alertado. Para estabilizar a situação se deslocou até à cidade. Tentou explicar às pessoas que elas estavam violando a lei. Mas a multidão embriagada, dirigida pelos provocadores, recusou cumprir as nossas exigências legítimas”, escreveu Abroskin na sua página do Facebook.
Ночью из прифронтового Торецка жители пытались выгнать украинских военныхhttps://t.co/sITO98CiYn#ВСУ #Торецк pic.twitter.com/Mzwb7PmGLn
— Информатор (@informatorlgua) 5 июля 2016 г.
Segundo Abroskin, na ação participaram ‘pessoas julgadas anteriormente e que estavam embriagadas’, entre eles havia mesmo mulheres. O chefe do departamento local da polícia disse que a multidão dispersou por volta da meia-noite depois da detenção dos participantes mais ativos da manifestação. Abroskin assinalou que o prefeito da cidade de Toretsk não fez nada para resolver o conflito.
Em abril de 2014, Kiev iniciou uma operação militar nas províncias ucranianas de Donetsk e Lugansk para apagar os focos de indignação com a mudança violenta de poder ocorrida em fevereiro do mesmo ano. A ONU registra quase 9.400 mortos e 21.500 feridos ao longo do conflito.