Ho Van Thanh e o seu filho Ho Van Lang estavam sob ataques da aviação norte-americana em 1972. Os bombardeios norte-americanos destruíram completamente a aldeia e quase todos os parentes dos dois homens morreram.
Logo depois, Ho Van Thanhe tomou o filho e dirigiu-se para a selva, tendo vivido aí escondido até agora, pensando que a guerra ainda prosseguia, escreva a edição.
“Até quando as pessoas apareciam nas proximidades, tentávamos fugir-lhes e íamos embora, para o interior da floresta”, contou Van Thanhe.
Há pouco, um dos parentes dos homens encontrou-os e teve de empregar muitas forças para convencê-los a voltar à civilização. No entanto, p regresso só viria a acontecer quando Ho Van Thanhe precisou de ajuda médica.
Pai e filho adaptaram-se muito bem à vida na selva e aprenderam a arranjar comida para si. No entanto, Van Lang cresceu isolado completamente do mundo – com 42 anos, ele não tem nenhuma noção do tempo e o milagre maior para ele foi o encontro com a eletricidade.
Os confrontos militares no país duraram mais de 14 anos, desde o final de 1960 até 30 de abril de 1975. Durante oito anos, os EUA combateram no Vietnã, tendo gasto na guerra $738 bilhões. No total, neste conflito armado morreram mais de 1,3 milhões de pessoas.