"A cor vermelha e sinais de parada nem sempre podem ajudar as campanhas antifumo ou de propaganda de sexo seguro. Em tais casos o fundo vermelho dos lemas médicos pode não ter efeito nos que gostam de adrenalina, mas ao contrário, vai fazê-los fazer o oposto”, afirmou Ravi Mehta da Universidade do Illinois, EUA.
Segundo Mehta, o efeito da cor vermelha foi descoberto por acaso. Uma organização não-comercial holandesa, que apoia crianças de 8 a 18 anos, apelou para a ajuda da universidade. Muitas vezes, os telefonemas ao centro de ajuda eram iniciados por piadistas que se divertiam chamando aos psicólogos por conta dos contribuintes. A taxa de tais brincadeiras atingiu 15% dos telefonemas.
Um grupo de psicólogos aconselhou o centro para mudar a cor de fundo no chat de azul para vermelho, já que esta cor foi considerada a cor da submissão e comportamento legítimo.
No entanto, a medida teve o efeito contrário – a taxa dos piadistas aumentou até 22%.
No final, foi concluído que o vermelho faz pessoas serem mais inclinadas a desobedecer, mas somente se estas pessoas têm inicialmente este potencial é que são vulneráveis. Por isso, os cientistas recomendam rejeitar o vermelho em campanhas de recusa às drogas, cigarros, natação em lugares proibidos ou sexo inseguro.