Nos últimos dias, no leste da cidade Al-Salamiyah decorreram violentos combates entre as forças do governo sírio e os grupos terroristas do Daesh. Os combates começaram no leste de Al-Salamiyah, após as forças governamentais terem expulsado os militantes do Daesh de Palmira e Al-Sukhnah e chegarem até ao povoado de Uqayribat, onde estão concentradas as principais forças de militantes do Daesh.
Uma fonte local contou à agência de notícias Sputnik, que o exército sírio e seus aliados foram capazes de interceptar a iniciativa e derrotar militantes do Daesh perto da cidade de Al-Salamiyah, o que forçou os terroristas a recuar e abandonar os povoados de Tal At-Tut, Al-Mufakker, Aqarib, Al-Ayna, onde o exército organizou na altura pontos de defesa estendidos por dezenas de quilômetros. Isso permitiu às forças governamentais organizar o controle da área no planalto Rami (1 e 2) e Salim (1 e 2), bem como da profundidade do deserto de Al-Badiyah, perto do povoado de Dl-Mufakker e Beri.
A fonte também confirmou que terroristas do Daesh tentaram enviar homens-bomba, mas o exército sírio impediu os ataques terroristas. Os militares conseguiram neutralizar quatro carros com explosivos antes da saída deles para a estrada que leva aos pontos estratégicos do gasoduto perto dos povoados de Al-Mufakker e Aqarib, onde os militantes do Daesh tentavam recuperar forças após a batalha perdida em Palmira.