Quase 3 milhões de eleitores votaram nela. Na campanha eleitoral para o cargo de prefeito da capital japonesa ela ultrapassou mais de 20 candidatos. A popularidade de Koike é causada pelo fato óbvio de ela ter prometido uma “nova era de política pura”, e um dos principais pontos do programa foi o desenvolvimento do sistema de ensino, particularmente o pré-escolar.
Em uma entrevista à Sputnik, o chefe do Centro de Estudos do Japão, Valery Kistanov, explica que Yuriko Koike desafiou o partido liberal-democrático no poder, membro do qual ela é:
"… A vitória de Koike Yuriko é simbólica, ela reflete a reviravolta na opinião pública de eleitores que estão desapontados com os capítulos anteriores da Prefeitura de Tóquio, <…> [que] deixaram seu cargo após escândalos financeiros. A este respeito, os eleitores depositam grandes esperanças nela, [que promete] "limpar" da corrupção."
The conservative Yuriko Koike is the first woman to be elected governor of Tokyo. https://t.co/AbHKAWXDKs pic.twitter.com/HnsIPHIIDn
— New York Times World (@nytimesworld) 1 августа 2016 г.
O especialista russo também notou que Koike assume uma postura dura em relação à Rússia, apoia plenamente a aliança Japão-EUA, e “não será surpreendente se ela apoiar o rumo de revisão da Constituição”.
Blogueiros japoneses dizem a mesma coisa, que não estão animados com a nova governadora. Koike Yuriko disse mesmo que está ciente de "todo o peso da responsabilidade " e pretende levar a sério sua nova posição. Koike-san disse repetidamente que seu modelo era a candidata presidencial Hillary Clinton.