O professor e o deputado do Partido Democrático dos Povos, Mithat Sancar, disse à Sputnik Turquia que os EUA não tencionam realizar a operação em Raqqa sem envolver a Turquia, nem permitirão que a Turquia controle sua realização. Agora as partes tentam elaborar uma estratégia de ações conjuntas para a operação em Raqqa.
Provavelmente, será posto em prática um acordo secreto onde a Turquia ficará encarregada pelo corredor de Jarablus para evitar confrontos com curdos e outras forças na Síria.
"O cenário mais perigoso, que pode se desenvolver para a Turquia, seria uma guerra contra curdos. Ancara compreende que no caso de confronto direto com as forças do YPG, as relações com a Rússia serão deterioradas. Isso também pode levar a uma série de consequências não previsíveis", disse.
Na opinião do deputado, a operação turca na Síria é uma propaganda para aumentar o prestígio turco no palco internacional. Se nesta campanha militar, Ancara passar o limite definido dos EUA para Turquia, haverá problemas.