General da Força Aérea dos EUA considera como problema intercepções de aviões pelo Irã

© AFP 2023 / GREG WOODAvião norte-americano de reconhecimento P-8 Poseidon
Avião norte-americano de reconhecimento P-8 Poseidon - Sputnik Brasil
Nos siga no
O chefe do Comando Central da Força Aérea dos EUA tenente-general Jeffrey Harrigian classificou de problema as intercepções de aviões norte-americanos pela Força Aérea Iraniana.

"As intercepções iranianas continuam sendo um problema", disse o general aos repórteres no Pentágono. Ao mesmo tempo, disse ele, os iranianos não interferem diretamente nas operações da Força Aérea dos EUA naquela região. "Nós não tivemos quaisquer encontros que pudessem impedir a realização das nossas operações", declarou o tenente-general Jeffrey Harrigian.

O Irã ameaçou no sábado (10) derrubar dois aviões de espionagem dos EUA que voavam na proximidade da fronteira iraniana, informou anteriormente o canal de televisão Fox News, citando três fontes na área da defesa e com conhecimento da situação.

Soldados sírios em Damasco no primeiro dia do cessar-fogo - Sputnik Brasil
Irã duvida que EUA cumpram acordo de cessar-fogo na Síria
No dia 10 de setembro, uma aeronave P-8 Poseidon, com nove pessoas a bordo, e um avião EP-3 ERIES, com uma tripulação de 24 pessoas, voaram a 13 milhas da costa do Irã (as águas territoriais de um Estado se estendem até 12 milhas náuticas a partir da costa).

Durante o voo, o exército iraniano advertiu os americanos via rádio que eles estavam em risco de serem derrubados. Os militares dos EUA ignoraram as advertências e continuaram voando no espaço aéreo internacional, embora muito próximo do território iraniano.

A fonte do canal explicou que o objetivo da missão era "testar a reação iraniana".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала