Sonda Rosetta colidirá hoje com cometa

© AFP 2023 / DANIEL ROLANDUm modelo da sonda Rosetta
Um modelo da sonda Rosetta - Sputnik Brasil
Nos siga no
Previsto para acontecer às 10h00 de Brasília, a sonda Rosetta colidiu com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, um pouco antes, às 07h40 de Brasília. O sinal sobre o acontecimento só atingiu a Terra 40 minutos mais tarde.

A missão da sonda Rosetta acaba nesta sexta-feira (30) após o aparelho espacial ter voado ao redor do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko por mais de dois anos.

Sonda espacial Rosetta avalia o tamanho, forma e propriedades físicas das partículas de matéria liberadas a partir da cauda do cometa - Sputnik Brasil
Poeira de cometa ajudou Rosetta a revelar segredos sobre nascimento da Terra
A sonda foi enviada para o espaço em março de 2004. A Rosetta passou 10 anos voando em direção ao cometa, ultrapassando a distância em 6,4 bilhões de km.

O nome da sonda é bastante simbólico também: ela foi chamada em homenagem à Pedra de Rosetta, graças à qual os cientistas no século XIX conseguiram decifrar os hieróglifos do Egito Antigo.

A colisão da sonda com a superfície da cometa foi planejada por especialistas e pesquisadores. O último trecho do voo da Rosetta passará em regime de queda livre.

​Ao longo destes anos, a sonda acumulou grande quantidade de dados, em particular a densidade de grãos de poeira, o que permitiu aos cientistas estudar os restos da época em que surgiu o Sistema Solar, quando o cometa Churyumov-Gerasimenko se formou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала