Trump garantiu o posto de 45º presidente da maior potência mundial no último dia 8, ao receber o apoio de 290 delegados na votação americana. Sua rival, a democrata Hillary Clinton, ficou com apenas 232. Durante seu período de campanha, o republicano destacou diversas vezes a necessidade de melhorar as relações dos EUA com a Rússia, mudança vista como positiva por boa parte dos governantes de outros países.
"Se uma das declarações de antes da eleição de Trump for implementada, isso pode trazer uma nova dimensão para as relações entre EUA e Rússia. Ninguém lucra com as tensões atuais. Nós precisamos de mais equilíbrio", afirmou o premir eslovaco durante participação em um evento na Universidade de Comenius em Bratislava.
Segundo o site de notícias Teraz, Fico também disse acreditar que a mudança na administração em Washington deve ser encarada pelos países da União Europeia como uma oportunidade para fortalecer o bloco, que, de acordo com ele, precisa desempenhar um papel mais significativo na resolução de vários conflitos internacionais.