"Os xerifes do estado do Arizona adquiriram um lote de pistolas do conjunto multifuncional Osa. Esta é a primeira vez na história recente, em que forças de segurança americanas compram oficialmente armas russas de efeito não letal", diz o comunicado.
Segundo a informação do consórcio, o primeiro lote consistiu de mais de 60 pistolas e dez mil cartuchos. As armas passam agora para exploração experimental.
Uma particularidade da arma Osa é a presença de um dispositivo eletrônico que testa os cartuchos carregados na pistolas para verificar sua prontidão para o tiro. Assim, cada pressão no gatilho provoca o tiro somente se o cartucho na arma está pronto a funcionar.
O conjunto de arma não letal Osa inclui uma pistola sem cano de quatro ou duas cargas e uma vasta gama de cartuchos especiais com invólucro de alumínio ou aço e ignição elétrica. O conjunto é caracterizado por uma alta confiabilidade e eficiência, ele é projetado para autodefesa e proteção pessoal no caso de ataques, bem como para uso por agentes da autoridade, segurança em transporte aéreo e com foguetes de sinalização e iluminação do terreno.