Hidrogênio não revolucionará indústria militar

© AFP 2023 / Sergey VenyavskyMilitares russos testam um drone durante exercícios
Militares russos testam um drone durante exercícios - Sputnik Brasil
Nos siga no
O teste dos cientistas chineses pode ser considerado apenas como um avanço no ramo científico e tecnológico, dizem especialistas russos.

RX1E - Sputnik Brasil
China testa avião a hidrogênio
A China se tornou o terceiro país, depois dos EUA e a da Alemanha, a realizar um voo bem-sucedido usando células de combustível de hidrogênio.

Mais cedo, Keji Ribao, o jornal do Ministério da Ciência e Tecnologia chinês havia informado que, durante o voo de teste, realizado na cidade de Shenyang, o avião subiu a uma altitude de 320 metros.

As células de combustível de hidrogênio têm uma potência de 20 quilowatts, suficiente para alimentar o motor elétrico e os sistemas de bordo, bem como recarregar as baterias.

Aviação militar por enquanto continuará usando o combustível tradicional

Viktor Murakhovsky, analista militar russo, destaca que este combustível pode ser usado em qualquer tipo do transporte, mas a Rússia ainda não tem células potentes de combustível de hidrogênio de produção própria.

O caminhão Zil-130 que transporta um drone norte-coreano no desfile militar que marca o 100º aniversário do fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, em Pyongyang. 15 de abril de 2012. - Sputnik Brasil
Coreia do Norte desenvolve drone de longo alcance
Os cientistas russos usam estas células de combustível principalmente em aparelhos não tripulados, pois atualmente o hidrogénio possui as melhores caraterísticas energéticas, que ultrapassam as caraterísticas da bateria íons-lítio. Ele é considerado como meio inovador não apenas na aviação, nas também para outros tipos de transporte.

No entanto, "quero sublinhar que este combustível não tem potência suficiente para falar da substituição do combustível tradicional<…> Ainda não há perspectivas nesta direção", disse Murakhovsky.

Na aviação de combate, em drones de combate não tripulados, estas células de hidrogénio também não podem ser aplicadas.

"Um drone de combate é um equipamento de grandes dimensões, que faz voos prolongados", frisa o analista.

Ele explicou que os drones de combate na sua maioria são aparelhos com um comprimento de até 6 metros e altitude de voo de alguns quilômetros. Por isso, o experimento da China tem apenas valor científico.

A ecologia não é a prioridade

O aspeto mais positivo deste combustível são as suas caraterísticas ecológicas, mas para a área militar isto não é uma prioridade.

Equipamento da guerra eletrônica utilizado pelo exêrcito russo - Sputnik Brasil
Rússia anuncia produção de sistema secreto de guerra eletrônica
"A razão principal de uso do hidrogênio é a questão ecológica. Este aspecto não é tão importante para a indústria militar, por isso não há tendência de usar esta tecnologia", declarou Konstantin Sivkov da Academia de Problemas Geopolíticos.

Para além disso, assinalou Sivkov, 320 metros é uma altitude muito pequena, o que significa que esta elaboração por enquanto tem um caráter apenas experimental.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала