Nele, é frisado que a decisão de criar uma nova zona faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico da China para "o próximo milênio".
A zona econômica especial de Xiongan está localizada a 100 km ao sudoeste de Pequim e contará com uma extensão territorial que corresponde ao triplo do tamanho de Nova York: 2.000 km².
Autoridades chinesas esperam que Xiongan ajude a reduzir em Pequim as funções que não estão relacionadas com a capital, e também explorar um novo modelo de desenvolvimento aperfeiçoado em áreas densamente povoadas.
Anteriormente, o presidente chinês Xi Jinping comunicou que Xiongan deve se tornar "uma área portadora de desenvolvimento inovador".
Por sua vez, segundo o chefe da Associação de Planejamento Urbano de Hubei, Xing Tianhe, a área, que no momento não apresenta alto desenvolvimento, oferece muito espaço para planejamento urbano e construção. A área é também o lar de Baiyangdian, maior pântano de água doce do norte da China, por isso possui condições saudáveis ambientais.