Potencial humano
Anteriormente, o tenente-general Igor Makushev declarou que as políticas aprovadas pelo ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, envolvem a realização de uma série de "passos destinados a aumentar o potencial humano dos novos institutos de ciência e pesquisa e ampliar as possibilidades relacionadas com a investigação".
A implementação deste plano teve bons resultados: a Rússia conseguiu criar dez grandes Institutos de Ciência e Investigação.
Em 2017, Moscou prevê formar e contratar 300 acadêmicos e especialistas para elevar o desempenho dos seus centros de investigação. Além disso, está prevista a reabilitação de mais de 100 instalações científicas.
O Ministério da Defesa da Rússia não se limita a criar novos centros de formação. Ele recupera a prática soviética de criar departamentos militares nas universidades civis.
Em março de 2017, será criado um departamento militar na Universidade Nacional de Investigação Técnica de Irkutsk, em que se pretende formar mecânicos aeronáuticos, técnicos de rádio e engenheiros de equipamentos aeronáuticos.
Pesquisa
Não obstante, o modelo soviético de educação não é o único recurso usado pelos militares para modernizar o seu complexo militar-industrial. É também feita uma aposta na pesquisa científica.
De acordo com o jornal Vzglyad, na famosa "cidade IT" de Innopolis, a Rússia criará uma filial do Instituto Central de Pesquisa Científica do Ministério da Defesa.
A estrutura do organismo é composta por vários centros de pesquisa que se dedicam a estudar os sistemas de gestão da infraestrutura de informações das Forças Armadas da Rússia, assim como os sistemas de comunicação, entre outros.
Neste sentido, os especialistas em Informática e Matemática continuam sendo os perfis profissionais mais demandados pelo Ministério de Defesa da Rússia, em especial aqueles jovens que dominam as novas tecnologias.
Empresas científicas
Esta abordagem recebeu um impulso em 2016, quando quatro empresas deste tipo começaram a operar nas cidades russas de Kostroma, Tambov, Sergeev Posad e São Petersburgo.