Um barco de pesca originário da província chinesa de Guangdong foi detectado a menos de 25 milhas náuticas do arquipélago taiwanês de Penghu. O navio chinês se recusou a parar para inspeção, informou a guarda costeira de Taiwan, apesar de vários avisos de rádio.
"Esse incidente com tiroteio… é ultrajante", disse o porta-voz do Gabinete chinês de Assuntos de Taiwan, An Fengshan, em comunicado. "Pedimos a Taiwan que investigue e resolva o problema imediatamente, bem como liberte o barco o mais rápido possível".
O arquipélago de Penghu situa-se a cerca de 50 km da ilha de Taiwan e a cerca de 140 km da costa chinesa.
"Os barcos de pesca continentais têm violado a lei de Taiwan e têm estado repetidamente envolvidos na pesca ilegal, afetando seriamente os direitos e interesses dos pescadores taiwaneses", disse o Conselho, segundo a Focus Taiwan. Ele sugeriu que Pequim "educasse" seus pescadores para evitar novos incidentes.
A Guarda Costeira de Taiwan disse que tinha expulsado mais de 100 barcos de pesca chineses de suas águas no ano passado e elevou as multas por tais "invasões" para mais de $ 331.000. As patrulhas foram intensificadas durante o mandato da presidente Tsai Ing-wen, adepto da independência de Taiwan.