A iniciativa da Virada Sustentável começou em São Paulo e já realizou outros festivais em Manaus, Valinhos e recentemente em Porto Alegre. Para explicar o evento, a Sputnik Brasil entrevistou com exclusividade um dos idealizadores da 1ª Virada Sustentável no Rio, André Palhano.
"O que a gente tem visto é que as pessoas começaram a se juntar mais", afirma o organizador, que também diz que os grupos estão deixando de estar confinadas em seus "guetos" e entendo que a mudança só é possível ao juntar forças.
O foco do evento é alertar para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda mundial construída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de definir novos rumos sustentáveis para os próximos anos de desenvolvimento da humanidade.
Durante o evento estão previstas diversas atividades culturais, desportivas e de sustentabilidade espalhadas em diversos pontos da cidade, como o Museu do Amanhã e o Parque de Madureira. A programação completa pode ser conferida aqui.