'Não posso afirmar que Turquia, no fim das contas, comprará os sistemas russos S-400'

© Sputnik / Dmitry Vinogradov / Acessar o banco de imagensSistema modernizado da defesa antiaérea S-400
Sistema modernizado da defesa antiaérea S-400 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo vários jornais turcos, Estados Unidos estariam pressionando a Turquia de todas as formas possíveis para Ancara não comprar os mísseis antiaéreos de longo alcance russos S-400. A mídia sublinhou que Washington, estando preocupado com a perspectiva de acordo entre Moscou e Ancara sobre S-400, está chantageando para impedir esta cooperação.

Sistema de defesa antiaérea S-400 - Sputnik Brasil
Especialista sobre compra de S-400 pela Turquia: Rússia vende armas, mas não tecnologias
Ex-embaixador da Turquia em Washington, Faruk Logoglu, comentou a situação à Sputnik Turquia.

"É evidente que os EUA e alguns outros nossos aliados da OTAN estão preocupados com o possível acordo entre a Rússia e a Turquia sobre sistemas de defesa S-400. Os representantes da Aliança Atlântica duvidam que os sistemas russos antimísseis possam ser integrados aos sistemas da OTAN […]. Para impedir este negócio perspectivo, os países ocidentais recorrem, designadamente, a formas diferentes de pressão. Entretanto, em minha opinião, isso não afetará de forma alguma o desejo da Turquia de obter os sistemas antimísseis russos. Ou seja, as ações dos países-membros da OTAN não influenciarão nos resultados das negociações russo-turcas sobre S-400. Não posso afirmar que a Turquia, no fim das contas, comprará os sistemas russos S-400. Como é sabido, o acordo ainda não foi assinado. Entretanto, a Turquia não desistirá da sua decisão de comprar sistemas de mísseis russos só porque isso causa insatisfação e desaprovação da OTAN", disse Faruk Logoglu.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou nesta terça-feira (25) que a Rússia e a Turquia chegaram a um acordo para o fornecimento de sistemas S-400. Entretanto, a fonte anônima do governo turco revelou à Sputnik Turquia que "o acordo final não foi assinado, e sim o acordo de princípio", sobre o qual falou o presidente da Turquia.

O Kremlin prefere não comentar as informações sobre a assinatura do documento de fornecimento de sistemas S-400 entre Moscou e Ancara.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала