O monumento foi criado com donativos de voluntários. Ele representa uma espada cravada no mapa da Federação da Rússia, informou o canal de televisão russo RT. No pedestal do monumento está a imagem de um militar com asas pintadas com as cores da bandeira ucraniana.
Segundo os organizadores do evento, o monumento foi instalado no oeste da cidade porque as autoridades proibiram a sua instalação nos bairros centrais da cidade.
As autoridades da Ucrânia estão realizando, desde abril de 2014, uma operação militar contra as repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Lugansk, que declararam sua independência após o golpe de Estado realizado em fevereiro de 2014. Segundos os últimos dados da ONU, mais de 10 mil pessoas foram vítimas do conflito.
Kiev vem acusando Moscou, reiteradamente, de interferência nos assuntos internos da Ucrânia. Rússia nega as acusações, que considera inadmissíveis. A Rússia sempre declarou não ser parte no conflito interno da Ucrânia e demonstra seu interesse na normalização da situação política e econômica no país vizinho.