"Entre o período de 1950 e 1953, a Força Aérea dos EUA e a Marinha esmagaram a Coreia do Norte, por isso, os norte-coreanos tiveram 65 anos para garantir que isso não voltasse a acontecer e construir muitos abrigos antibombas e túneis", afirmou o militar aposentado Mike McDevitt para o The National Interest.
Mas além das fortificações e instalações militares, Pyongyang possui um sistema da defesa antiaérea muito mais avançado do que se pode imaginar, afirma a publicação.
"Eles possuem uma mistura dos antigos SAM soviéticos [mísseis terra-ar] incluindo os S-75, S-125, S-200 e Kvadrat que provavelmente estão em um estado relativamente bom", informou o analista militar russo Vasily Kashin.
A Frota Aérea da Coreia do Norte é completamente obsoleta afirma a publicação. Mas existe, de acordo com Kashin, uma arma que pode combater os aviões militares norte-americanos – é a sua frota com cerca de 40 MiG-29 Fulcrums.
"Eles possuem um antigo sistema antiaéreo soviético de controle e comando computadorizado. A maioria dos radares são velhos, mas eles receberam novos radares iranianos modernos. Isto é o que eu sei, as unidades antiaéreas utilizam amplamente os abrigos subterrâneos para se esconder – que são alvos difíceis", acrescentou Kashin.
O autor do artigo chega à conclusão que apesar de ser em sua maioria primitiva, a defesa norte-coreana pode ser uma adversária muito mais potente do que o esperado.