O diretor da instituição também comentou um artigo publicado no jornal Financial Times com referências em fontes sobre os EUA terem avisado para a Rússia que planejam começar a elaborar novos mísseis nucleares caso Moscou "não volte a cumprir" o tratado.
Além disso, os EUA estão prontos para introduzir sanções contra produtoras russas do míssil Novator 9М729.
"As publicações citadas acima testemunham o início da campanha informativa dos EUA para preparar a população para sua saída do Tratado INF. É óbvio que os EUA planejam criar novo míssil de médio alcance por ele ser imprescindível para execução do 'golpe degolador'", frisou Sivkov.
O especialista acredita que o novo míssil norte-americano vá ser parecido com o Pershing II – com maior precisão e maior raio de alcance.
Há um tempo, Moscou e Washington vêm trocando mais ativamente acusações quanto à violação do Tratado INF. Estados Unidos falam sobre a elaboração russa de armamentos de nova classe e, em resposta, aprovam financiamento para elaborar armamentos. As queixas russas correspondem aos ataques com drones e à transferência de sistemas de lançamento de mísseis Mk 41 de navios ao terreno, como aconteceu na Romênia e Polônia.