Perto de Sochi (sul da Rússia), nesta sexta-feira (15), foi avistado algo parecido com a queda de um meteorito, algumas pessoas informaram terem ouvido um ruído de explosão.
Na verdade, não se tratou de um grande meteorito, como pensaram algumas testemunhas, mas de um meteoro do tamanho de uma bola, explicou hoje (17) à Sputnik o diretor do observatório astrofísico da Universidade de Kuban, Aleksandr Ivanov.
Астрофизики подтвердили сообщения о «метеорите» в небе над Сочи https://t.co/E2M75Y4Cjo#Космос #Метеорит #Сочи pic.twitter.com/6VuEU4LkMv
— Пятый канал Новости (@5tv) 16 de dezembro de 2017
"Realmente, na noite para sexta-feira foi registrada uma luminescência", disse o cientista, confirmando que o fenômeno corresponde a "um bólido padrão entrando na atmosfera". Segundo explicou, o objeto ardeu a uma altitude de cerca de 20 quilômetros sem atingir a superfície terrestre.
Ivanov detalhou que este tipo de fenômenos acontece durante as temporadas de chuvas de meteoros, em dezembro e agosto. "Dois ou três bólidos, os mais brilhantes, entram na atmosfera da Terra", afirma, sublinhando que "até 300 toneladas de substância meteórica atinge a Terra em forma de poeira, arde na atmosfera e se precipita".