O incêndio ocorreu nesta segunda-feira (29) às 6h42 GMT, (19h42 de domingo em Brasília) na cidade de Taoyuan, situada na parte noroeste na ilha.
Segundo informou a Xinhua, não foram registradas vítimas mortais, embora a refinaria esteja situada em meio a uma área densamente povoada. Por sua vez, testemunhas na zona compararam o estrondo das explosões com o de um terremoto.
Explosion and fire erupt at an oil refinery in Taiwan' s Taoyuan city around 6:40am local time. pic.twitter.com/ztVGCdh10j
— Nepareizais (@Nepareizais) 29 de janeiro de 2018
Mais de 40 bombeiros foram necessários para controlar o incêndio, que segundo informações afetou uma área de aproximadamente 50 metros quadrados dos 4,6 quilômetros quadrados da planta. As investigações preliminares sugerem que a explosão teria sido provocada pelo rompimento de um tubo de uma caldeira, ocorrido justamente depois de a refinaria ter sido submetida à manutenção anual.
O incêndio provocou protestos por parte dos residentes locais. Os manifestantes exigem que a refinaria, onde já houve vários acidentes desde sua inauguração, seja transferida.