Segundo especialistas, um morteiro M-240 é capaz de destruir por completo com um só disparo um túnel dos terroristas.
O ataque contra um bunker ou fortificação com este morteiro garante em quase 100% a destruição de um objetivo inimigo. Os terroristas não podem escapar, mesmo escondendo-se em seus "covis de ratazanas" debaixo de terra, sublinha o jornal russo Rossiyskaya Gazeta.
Os especialistas militares também ressaltam a alta precisão do M-240. Apesar de o peso das munições reduzir a velocidade de disparo do supermorteiro soviético, as forças governamentais sírias conseguiram resolver o problema mecanizando o processo de recarga usando um caminhão equipado com grua.
In Syria, seen mortar M-240 https://t.co/oEQU6mOyCc #news #weapons pic.twitter.com/81hlWFQVoG
— WeapoNEWS (@weaponwarnews) 19 de fevereiro de 2018
O M-240 entrou no serviço no ano de 1950. Durante a presidência de Hafez al-Assad, o pai do atual líder sírio, Bashar Assad, a URSS forneceu vários tipos de armas, incluindo o morteiro M-240, ao país árabe.A Síria e o Iraque são hoje em dia os únicos países que têm no serviço estes morteiros. A Rússia substituiu os M-240 pelos morteiros autopropulsados 2S4 Tyulpan. O M-240 tem um alcance de até 9,65 quilômetros e atinge em rodovia uma velocidade máxima de 40 km/h.