"No que se refere às relações entre a Rússia e o Reino Unido, elas na verdade se encontram no pior estado de toda a sua história. Acredito que, enquanto estiverem no poder pessoas que estimulam a russofobia […] não podemos esperar uma melhora nas relações. Estou falando sobre Theresa May, o seu gabinete e outras pessoas que tentam liderar a vanguarda da política russófoba, que tentam contribuir para a luta contra a Rússia com estes métodos sujos", afirmou a senadora comentando o caso Skripal.
"Organizaram uma provocação de forma concertada, que teve seu efeito, mas depois, de repente, desapareceu do campo informacional", disse.
Valentina Matvienko declarou também que a Rússia jamais permitirá que o incidente seja abafado.
"Nós insistimos e continuamos insistindo para que seja realizada uma investigação objetiva, bem como encontrados os responsáveis por essa história", frisou a senadora, reafirmando que se tratou de uma provocação mal planejada porque todas as suas consequências "estão gradualmente se manifestando".
Londres responsabilizou Moscou por estar envolvida no ataque, alegando que a substância com a qual o Skripal foi envenenado era de fabricação russa. Baseando-se nestas acusações, o Reino Unido e 28 outros países expulsaram um total de 153 diplomatas russos. Moscou repetidamente rejeitou todas as acusações, qualificando-as infundadas.
Falando também sobre as tensões nas relações entre a Rússia e vários países do Ocidente, a senadora comentou a decisão de vários políticos de não comparecer à Copa do Mundo, que terá lugar na Rússia.
"Gostaria de dizer com muito orgulho que […] nosso país se esforçou muito para preparar a Copa do Mundo. Trata-se da inauguração de novos estádios, novas instalações esportivas, aprimoramento das cidades", assinalou, acrescentando que, por seu trabalho, a Rússia mereceu altíssimas avaliações da FIFA e dos visitantes do evento.
A Copa do Mundo FIFA 2018 será disputada entre 14 de junho e 15 de julho. Onze cidades russas foram escolhidas para receber jogos em 12 estádios diferentes.