"O peixe foi capturado por barcos artesanais dedicados à pesca do albacora e pesava entre 120 e 150 quilos aproximadamente", explicou o coordenador de pesca Rodrigo Oliva ao jornal Estrella de Iquique.
Atrapan Pez Remo en Costas de Iquique, #Chile, el 07.07.2018 por
— ⚠David de Zabedrosky🌎 (@deZabedrosky) 9 de julho de 2018
Ruth Brito. (Mas descripción en comentarios) Pez de aguas profundas, conocido por presagio de actividad geológica. #Pezsable #Raro #Phenomenon #Presagio #zabedrosky #Earthquake #Volcano #angulia pic.twitter.com/jilcxnvT6g
Embora o peixe tivesse uma aparência incomum, os pescadores chilenos puderam determinar que se tratava de um peixe-remo. Segundo a mídia, o exemplar foi entregue para análise a Miguel Araya, acadêmico da Universidade Arturo Prat, por se tratar de uma espécie pouco conhecida.
Encuentran a“pez remo hembra”de cinco metros en playas del borde costero de Iquique » https://t.co/Vyx2DUujpW pic.twitter.com/oxZOBbKavQ
— soyiquique.cl (@soyiquique) 8 de julho de 2018
Regalecus glesne é o nome científico dessa espécie de peixe. Araya confirmou que o peixe encontrado é uma fêmea e que restos de krill (pequeno crustáceos de natureza planctônica) foram encontrados em seu estômago.