"Este é o problema do MiG-29. Embora seja capaz de atingir o mesmo nível de funcionalidade que o Su-27, os gastos com sua modernização até este nível aproximam o custo do avião ao preço da versão modernizada do Su-27", acredita o autor da matéria, Charlie Gao.
De acordo com ele, inicialmente o MiG-29 era fabricado na URSS como um caça de quarta geração destinado para ser exportado, proporcionando funções limitadas em comparação com o Su-27. Contudo, o alto custo da modernização priva o MiG-29 das vantagens perante o Su-27.
Em maio deste ano, o presidente da Corporação Unida de Construção Aeronáutica (UAC) russa, Yuri Slyusar, anunciou o início dos testes de voo estatais do caça multifuncional MiG-35 de geração 4++. Acredita-se que os testes demorem cerca de dois anos até que a aeronave seja lançada em produção.
O MiG-35 está sendo elaborado sobre a plataforma bastante melhorada do MiG-29. O MiG-35 é considerado por seus desenvolvedores como uma fase transitiva para a aviação de quinta geração.