Após a cúpula da Aliança que teve lugar mais cedo neste mês, o mandatário elogiou em uma publicação no Twitter os seus próprios esforços para aumentar as capacidades da OTAN, aludindo que isso afetará negativamente a Rússia.
I had a great meeting with NATO. They have paid $33 Billion more and will pay hundreds of Billions of Dollars more in the future, only because of me. NATO was weak, but now it is strong again (bad for Russia). The media only says I was rude to leaders, never mentions the money!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 17 de julho de 2018
"Tive um ótimo encontro com a OTAN. Eles pagaram mais $ 33 bilhões e pagarão centenas de bilhões de dólares mais no futuro, apenas graças a mim. A OTAN estava fraca, mas agora está forte de novo (mau para a Rússia). A mídia diz somente que eu fui grosseiro com os líderes, mas nunca menciona o dinheiro", diz a publicação de Trump.
Continuando com o tema da OTAN, Trump publicou outra postagem, sublinhando o sucesso da última cúpula, mas acrescentou que teve um encontro ainda melhor com Vladimir Putin.
While I had a great meeting with NATO, raising vast amounts of money, I had an even better meeting with Vladimir Putin of Russia. Sadly, it is not being reported that way — the Fake News is going Crazy!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 17 de julho de 2018
"Enquanto tive um ótimo encontro com a OTAN, obtendo grandes quantias de dinheiro, tive uma reunião ainda melhor com Vladimir Putin. Infelizmente, isso tem sido relatado de outro modo", comunicou Trump, criticando as notícias falsas.
Durante a última cúpula da OTAN, que decorreu entre 11 e 12 de julho em Bruxelas, Trump pôs em dúvida outra vez a utilidade da Aliança, postando tuites que Washington estava gastando muito mais com o grupo do que qualquer outro Estado-membro. O presidente estadunidense também apelou aos países-membros que aumentassem seus gastos com defesa até 4% do PIB. Porém, assim como no ano passado, apenas seis de 29 membros, EUA, Grécia, Estônia, Reino Unido, Romênia e Polônia, gastaram 2% do seu PIB com a defesa, o objetivo indicado por Trump anteriormente.