Ativos russos nos EUA no valor de centenas de milhões de dólares foram bloqueados como parte das sanções por parte de Washington contra Moscou, informou a subsecretária do Tesouro, Sigal Mandelker, nesta terça-feira (21).
"As ações do Tesouro dos EUA tiveram consequências significativas para os interesses financeiros dos indivíduos e empresas que foram afetados, incluindo o bloqueio de centenas de milhões de dólares de ativos russos nos Estados Unidos", disse Mandelker.
A declaração foi publicada pouco antes de seu discurso no Congresso.
Mandelker, que é responsável pelas sanções no Departamento do Tesouro, acrescentou que a "Rússia tem noção desses impactos".
O investimento estrangeiro direto na Rússia caiu 5% desde 2013, com o investimento direto dos EUA caindo 80%, segundo o comunicado.
A administração de Trump sancionou 217 entidades e indivíduos relacionados à Rússia, incluindo a empresa de petróleo Surgutneftegaz e a empresa de energia EuroSibEnergo, desde janeiro de 2017. Os alvos incluem os chefes dos principais bancos estatais e empresas de energia e alguns associados próximos a Putin.
"À medida que as empresas em todo o mundo trabalham para se distanciar dos russos sancionados, nossas ações estão impondo um nível sem precedentes de pressão financeira sobre aqueles que apoiam a agenda maligna do Kremlin e sobre setores-chave da economia russa", disse Mandelker.
Moscou tem afirmado reiteradamente que a introdução de sanções por parte de Washington é contraproducente. O ministro das Relações Exteriores da Rússia as classifica como ilegítimas e inúteis.