O Su-24 foi desenvolvido pela União Soviética entre as décadas de 60 e 70, sendo um bombardeiro tático supersônico capaz de operar em quaisquer condições meteorológicas, segundo o portal militar russo Russkoe Oruzhie
A aeronave com asas de geometria variável foi projetada para missões de ataque em baixas altitudes. O Su-24 também foi o primeiro jato soviético a receber um sistema integrado digital de navegação e ataque. Além disso, é uma aeronave versátil e com alta capacidade para transportar armamento.
Су-24МП — постановщик помех. Таких самолетов было выпущено всего десять. Фото: https://t.co/OzvhUxe2t3 pic.twitter.com/0MeE35CTVP
— manny calavera (@mannycalavera15) 9 de novembro de 2018
Na época, os líderes soviéticos haviam encomendado uma aeronave para operar em quaisquer condições meteorológicas e capaz de eliminar alvos pequenos com precisão, ou seja, um bombardeiro tático.
Uma das características de destaque da aeronave era o sistema de guerra eletrônica de última geração, que inclusive, foi capaz de paralisar o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier USS Donals Cook, que estava navegando ao longo do limite das fronteiras russas.
Alguns dos Su-24 passaram por programas de aperfeiçoamento, que incluía GPS, visores multifunção, atualização de mapas digitais e armamentos.
As fotos mostram uma aeronave Su-24 sendo modificada para a versão Su-24MP, avião de guerra eletrônica, um momento raro de uma rara aeronave.