"O potencial de ataques eletrônicos (por exemplo, supressão) e de suporte eletrônico (por exemplo, detecção de alvos) mostram que a infraestrutura de comunicações táticas da OTAN existente é vulnerável aos sistemas de guerra eletrônica russos e enfrentará sérias ameaças", cita o canal russo RT a encomenda de um estudo da OTAN.
Novas pesquisas dedicadas à proteção das comunicações táticas também são necessárias para a OTAN no contexto da eficácia da doutrina militar russa."A doutrina russa, que implica uma combinação de sistemas guerra eletrônica, drones e artilharia para detectar, identificar, localizar e destruir alvos especialmente importantes, provou a sua grande eficácia", diz o documento.
Recordemos que a superioridade dos sistemas de guerra eletrônica russos foi anteriormente reconhecida pelos militares dos EUA, que foram confrontados o funcionamento destes sistemas durante a operação na Síria.
De acordo com uma das versões, a preocupação dos membros da OTAN pode ser causada pelos novíssimos sistemas de guerra eletrônica Samarkand que podem paralisar completamente os sistemas de comunicação da OTAN. O novo sistema é tão secreto que suas características são desconhecidas.
Existe também a opinião de que o sistema Samarkand será usado como camuflagem eletrônica para formar sinais falsos e confundir os sistemas de reconhecimento do inimigo.