As partes do conflito ucraniano conseguiram chegar a um acordo sobre o cessar-fogo a partir deste sábado.
"É bom que as partes no conflito no leste da Ucrânia tenham concordado com um cessar-fogo no inverno. Isso deve ser respeitado na perspectiva de longo prazo. Continuamos a nos concentrar em medidas humanitárias para reduzir o sofrimento das pessoas nos meses de inverno", disse Maas, conforme citado pela página do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha no Twitter.
O conflito no Donbass começou em 2014, quando as autoridades ucranianas lançaram uma operação militar contra a República Popular de Donetsk (DPR) e a República Popular de Luhansk (LPR), que se recusaram a reconhecer o novo governo em Kiev que chegou ao poder depois do que consideraram ser um golpe.
Em fevereiro de 2015, as partes em conflito assinaram os acordos de paz de Minsk para acabar com os combates na região, mas a situação permaneceu tensa, com ambas as partes acusando-se mutuamente de violações do cessar-fogo.
As partes no conflito chegaram a mais de 20 acordos de cessar-fogo dentro de alguns anos, mas isso não melhorou significativamente a situação na região.