O comunicado da Marinha Real diz que o "Forth tinha partido de Gibraltar a 31 de julho antes de se dirigir para norte a alta velocidade e realizar provas de mau tempo, antes de uma rápida paragem logística em Devonport".
"Então ele partiu e se posicionou pronto para esperar o Vasily Bykov quando este navio saiu do mar do Norte, depois de ter participado da celebração do Dia da Marinha da Rússia em São Petersburgo", acrescenta o comunicado.
A Marinha britânica também citou o oficial executivo do HMS Forth, tenente Samuel Fields, como tendo dito que a tripulação continua a testar as capacidades do navio e que ele está orgulhoso "da guarnição do navio por enfrentar este desafio adicional". O Ministério da Defesa russo ainda não comentou o assunto.
Preocupação de Londres
A informação vem depois que o HMS Forth escoltou o Vasily Bykov no final de junho, quando o navio de guerra russo navegou pelo canal da Mancha a caminho de São Petersburgo para participar do desfile do Dia da Marinha russa.
Embora o Reino Unido tenha repetidamente manifestado preocupação com os navios de guerra russos que atravessam rotineiramente o Canal da Mancha, o Ministério da Defesa da Rússia tem sublinhado que os navios navegam através da área em estrita conformidade com as normas e regulamentos internacionais.
O navio Vasily Bykov, recentemente entrado em serviço na Marinha russa, está equipado com os mais avançados sistemas de rádio e sonar, bem como com artilharia naval, sistemas de defesa antiaérea e lançadores de granadas.