O pesquisador científico Michael Horn insistiu que essa rocha espacial iria certamente atingir o planeta Terra e causar uma destruição em massa onde quer que atingisse o planeta, devido principalmente aos variados efeitos pós-impacto, informa o tabloide britânico Express.
"Há duas coisas de que estamos falando aqui: uma colisão maciça de asteroides e o impacto da colisão de Apophis", afirmou o cientista, determinando que o local "será entre o mar do Norte e o mar Negro, que não fica muito longe do Reino Unido".
O especialista teoriza que, quando o asteroide atingir esta zona pré-determinada, o impacto causaria uma rachadura na crosta terrestre e a consequente liberação maciça de gases e o surgimento de incêndios.
"Depois o impacto do asteroide produz um efeito possivelmente global", destaca.
Previsão de 10 anos
A NASA já iniciou os preparativos para a chegada do 99942 Apophis, apelidando o asteroide de "Deus do Caos", que passará pela Terra em 10 anos, de acordo com a agência espacial.
Essa rocha espacial mede 340 metros de largura e passará a apenas 30,5 mil km da superfície da Terra.
Apophis é um dos maiores asteroides a passar tão perto da superfície da Terra e uma colisão com o planeta tem o potencial de ser devastadora para toda a vida na Terra.
Até mesmo o CEO da SpaceX, Elon Musk, fez um alerta sobre Apophis, afirmando que a Terra "atualmente não tem defesa" para o impacto de uma "grande rocha".