"Esse passo decisivo e o lançamento de míssil ocorreram em decorrência da violação do espaço aéreo do país por um drone estrangeiro", de acordo com comunicado publicado no site oficial do Exército do Irã.
UPDATE
— Press TV (@PressTV) November 8, 2019
Sabahi-Fard: #Iran’s indigenous air defense system shot down infiltrating #drone early Friday#Mahshahr pic.twitter.com/GII8uiws0U
Sabahifard [comandante da Defesa Antiaérea do Exército do Irã]: sistema de defesa antiaérea de origem iraniana abateu drone infiltrador mais cedo nesta sexta [8] em Mahshahr.
O Exército iraniano abateu uma aeronave não identificada sobre a província de Cuzistão utilizando um míssil Mersad terra-ar, segundo a agência de notícias Tasnim.
O governador do Cuzistão, Gholamreza Shariati, reportou que o Exército já localizou os destroços do drone em uma área pantanosa e já iniciou uma investigação sobre o incidente. Ele também confirmou à IRNA que o dispositivo abatido se trata de um drone estrangeiro violador do espaço aéreo do país.
Até o momento, não há informações se o dispositivo era um drone comercial ou militar.
Vale observar que, em junho, o Irã abateu um drone de reconhecimento dos EUA no estreito de Ormuz, que, segundo Teerã, havia violado o espaço aéreo do país.
Tensões regionais permanecem cobrindo Teerã devido ao colapso do acordo nuclear com as potências mundiais, em consequência da saída unilateral norte-americana há mais de um ano.