Os Estados Unidos se tornaram a principal ameaça à paz e à segurança globais, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, comentando um artigo do Washington Post sobre o conflito militar no Afeganistão.
Nesta semana, o diário The Washington Post publicou documentos secretos e uma entrevista com funcionários norte-americanos que, segundo a fonte, testemunham que o governo dos EUA esteve escondendo a verdade sobre o conflito militar no Afeganistão.
O jornal afirma que os documentos contradizem as declarações dos presidentes, chefes militares e diplomatas dos Estados Unidos, que ao longo dos anos garantiram aos americanos que houve progresso no Afeganistão e que valeu a pena os norte-americanos se envolverem nessa guerra.
"O fato de que os Estados Unidos ainda não tenham aprendido essas lições representa um espetáculo miserável. Os Estados Unidos continuam inventando acusações para incitar guerras em todo o mundo, assassinando e prolongando o sofrimento. Os Estados Unidos tornaram-se, portanto, a maior ameaça à paz e à segurança globais, bem como o maior violador dos direitos humanos", disse a porta-voz.