A fumaça dos quase 200 incêndios que consomem a costa sudeste da Austrália foi detectada no Uruguai, após ter entrado no Chile e na Argentina durante o fim de semana, e deve ter Rio Grande do Sul como alvo, avisa o portal G1.
En la imagen (RGB Color Verdadero del GOES-16) se aprecia el humo (color café tenue) proveniente de los incendios forestales de Australia. El humo ha sido transportado por el flujo de aire hasta Chile y Argentina #humo #incendiosforestales #AustralianBushfire pic.twitter.com/hutnrX6hWP
— MeteoChile (@meteochile_dmc) January 6, 2020
A imagem (RGB Cor Real do GOES-16) mostra a fumaça (marrom claro) dos incêndios florestais australianos. A fumaça foi transportada pelo fluxo aéreo para o Chile e a Argentina.
Segundo o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, a fumaça é transportada por sistemas frontais que se deslocam de oeste a leste, e a fumaça só causa um pôr do sol e um sol mais avermelhado.
Filmagens tiradas em Santiago, Chile, na segunda-feira (6). A fumaça pode ser vista no sul e centro do Chile, a uma distância de 12.000 quilômetros. Segundo o Gabinete Meteorológico do Chile, a fumaça está localizada a uma altitude elevada, por isso os cidadãos não conseguem sentir cheiro de queimado.
El humo de los incendios de #Australia llegó nuevamente a #Argentina. Es transportado por los sistemas frontales que se desplazan de oeste hacia el este. ¿Qué consecuencia puede tener? Ninguna muy relevante, solo un atardecer y un Sol un poco más rojizo. ¿Por qué? Abrimos hilo pic.twitter.com/k6mLImCE2h
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) January 6, 2020
A fumaça dos incêndios da Austrália voltou a chegar à Argentina, sendo transportada pelos sistemas da frente deslocando-se de oeste para leste. Que consequência pode ter? Nenhuma muito relevante, apenas um pôr do sol e um sol ligeiramente mais avermelhado. Por quê? Abrimos uma sequência
A fumaça dos incêndios australianos está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul, no Brasil, na segunda-feira (6) ou terça-feira (7), e sua chegada pode ser acompanhada pelo site da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa, na sigla em inglês). Santa Catarina também pode ter a ocorrência de fumaça.
O portal G1 alertou para o risco que a fumaça traz para a saúde das pessoas. "A combinação da umidade do ar baixa com a fumaça é muito prejudicial ao sistema respiratório."
"Se houver chuva e pegar a fumaça, os particulados da fumaça chegam ao solo e podem trazer prejuízos para lavouras, pecuária, açudes e quaisquer outros reservatórios de água, além de provocar uma chuva mais ácida", alertou a meteorologista Somar.
Os catastróficos incêndios florestais na Austrália, que começaram em outubro e já atingiram mais de 14 milhões de hectares, mataram pelo menos 19 pessoas e centenas de milhares de animais.